Ingredientes seletos (e nada secretos)
- 5 quilos de determinação
- 1 litro de pesquisas e de boas referências
- 1 pacote cheio de imaginação
- 1 começo impactante
- 1 enredo incrível e ideias fascinantes
- Cenários mirabolantes (no mínimo 1)
- 2 colheres de curiosidade pura
- 500 gramas de conflito
- Personagens envolventes a gosto
- 1 xícara de emoção (o que você tiver no freezer ou no coração)
- 1 seleção apurada de palavras inusitadas e divertidas
- 1 pitada de rimas, onomatopeias ou outra graça sonora
- 1 final surpreendente
- 2 xícaras de bons pitacos alheios
Modo de preparo (e de reparos)
Preaqueça sua imaginação e determinação, deixando a escrita fluir, de preferência diariamente. Antes de misturar os demais ingredientes, agache-se e lembre-se: Como é ter olhos curiosos, corpo serelepe e ideias fantásticas, a todo instante?
Em seguida, derrame sobre a mesa as pesquisas e as boas referências selecionadas, leia, releia e inspire-se. Salpique mais um bocado de determinação, enquanto escreve um começo impactante.
Fatie suas ideias e crie um enredo incrível. Para isso, use a curiosidade, o conflito, os cenários, as emoções e os personagens. Despeje o enredo criado em um recipiente, compondo muitas camadas.
Leia e releia o enredo, corte palavras repetidas e diminutivos desnecessários. Salpique rimas, onomatopeias, palavras inusitadas ou divertidas (o que estiver à mão).
Asse a mistura em fogo baixo, enquanto cozinha em banho-maria seu final surpreendente. Cuide para que o final não passe do ponto.
Acrescente o final à mistura já assada e deixe o preparo esfriar por alguns dias. Apresente-o aos leitores experientes e acate os pitacos que trouxerem ainda mais sabor para sua criação.
Em caso de o preparo ter azedado ou amargado, mude os ingredientes e utilize ainda mais determinação. Afinal, não existe receita para escrever um livro!