O que cabe em 1 ano?

Cabem 12 meses, 52 semanas, 365 dias e 8.760 horas. Em média, 2.190 trocas de fraldas e mais de 400 banhos. Mais de 14 idas ao pediatra, algumas ao hospital e inúmeras idas à Unidade de Saúde para tomar vacinas ─ que doeram mais em nós do que em você mesma.
Em 1 ano também cabem madrugadas e mais madrugadas com os papais acordados, te embalando, amamentando, ninando e velando teu sono. O sofrimento conjunto com tuas cólicas e teus dentes rompendo.
São 365 dias e pratos e mais pratos criados com ingredientes cuidadosamente selecionados e devorados por você sempre.
Neste período, são incontáveis as peças de roupas lavadas, estendidas, passadas, guardadas e sujas novamente, num ciclo interminável.
Em 12 meses, centenas de brinquedos são guardados, bagunçados e guardados de novo. Além disso, a família toda faz o resgate de todo nosso repertório musical para te acalmar e alegrar.
Acontece a adaptação de uma casa inteira e de nossas vidas para te receber bem. O acompanhamento da descoberta das tuas mãos, dos teus pés e também a descoberta mais difícil: que você é um ser único e não está mais ligada à mamãe, pelo menos não fisicamente.
Em 1 ano, passamos pelo sofrimento com a tua ida à creche e a certeza de que existem amores e cuidados diferentes, nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Mas passamos também pela alegria de ver a tua aprendizagem em virar, rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e ensaiar os primeiros passos. A tua descoberta em nos enfeitiçar com beijos estalados, piscadas, o teu tchau torto, as tuas palmas ou, então, o teu “não” expresso com o balançar do teu corpo inteiro.
Neste período, cabe a tua paixão crescente por livros e cachorros; a tua ligação e admiração pela tua irmã mais velha ─ a tua “irmãe”! ─; o teu fascínio por uvas e polvilhos; o teu encantamento pelas coisas mais simples, como o olhar da paisagem pela janela do carro.
Tempo em que a tua autonomia em tomar água, comer sozinha, tirar os sapatos e a própria roupa acontece. E o nosso medo e culpa por tuas quedas, sempre ao nosso lado, reforçando a nossa impotência, em determinados momentos.
Em 1 ano, percebemos a união crescente e sólida de nossa família.
E acontece a descoberta de que em 12 meses, 52 semanas, 365 dias e 8.760 horas cabem muitaaaas coisas, menos uma: nosso amor por você!
Parabéns pelo seu primeiro ano, pequena!
Com amor,
Papai e Mamãe!

2 comentários em “O que cabe em 1 ano?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *